Meus Livros

INQUISIÇÃO: Origens - História - Cronologia

Este livro complementa a obra “A Inquisição” de Franco Gentili, dando uma visão geral do que foi a Inquisição ao redor do mundo.

A CAUSA INCAUSADA

“Se você crê no Deus da Bíblia, não deve ler este livro, pois pode perder a fé.”

Este não é um livro fácil. Não será fácil compreendê-lo na primeira leitura, pois os temas são propositalmente colocados em aparente contradição.

Nesta obra, o autor levanta questões sobre Deus, Satã e religião; mas não da forma tradicional. Não tem narração ordenada e progressiva de caráter histórico, filosófico, científico, religioso, que vai chegar a uma conclusão óbvia. Muito pelo contrário, é uma exposição voluntariamente caótica de pensamentos, análises, confrontos e muitos… muitos pontos interrogativos.

HISTÓRIA DO NAZISMO: PARA NÃO ESQUECER

Aqui o autor apresenta um ordenado cronológico de fatos políticos, econômicos, militares e sobretudo morais, que podem ajudar na obtenção de uma visão completa e serena, de um período da história que poderia ter mudado o futuro do mundo: a época nazista.

Esta obra nasceu de uma meticulosa pesquisa sobre uma documentação difícil de encontrar, que a acompanha em um percurso lógico e visual. Inicia com o sincronismo dos acontecimentos, uma guerra racial atroz, porque sempre com mais tecnologia, e privada de cada aparência de respeito, ou também somente de reconhecimento da dignidade humana. Segue com a descrição dos lugares do extermínio, onde turmas de executores plagiados pela síndrome do homem superior, esvaziados da consciência humana, executaram delitos hediondos, como escreve Bettelheim: “a destruição da vida, o mais radical de tudo o que poderia ser imaginado”. Por fim, as vozes, profundas testemunhas de seres de frente ao ato extremo, onde têm valor os momentos.

O livro não pretende todavia marginalizar um povo, mas lembrar… de não esquecer.

TORTURA: INSTRUMENTOS MEDIEVAIS

A tortura na Idade Média era uma atrocidade cometida sem que houvesse preocupação com os conceitos de justiça. Aterrorizava, porém sua assimilação era menos traumática pois a violência de então era generalizada.

Neste livro, são apresentados os mais cruéis métodos e instrumentos de tortura utilizados na Idade Média. Esses procedimentos foram desenvolvidos para infligir dor e sofrimento, porém, usando de técnicas psicológicas, não apenas capazes de sufocar a resistência do imputado, como também desagregar a sua personalidade.

Mas a tortura não acabou na Idade Média, pois o homem vive…

LEONARDO DA VINCI: CIÊNCIA E ARTE

Quem era, de verdade, Leonardo da Vinci? Que formação tinha? Quais eram suas ideias? Como foi a vida do homem considerado o maior gênio de todos os tempos?

O seu dom preponderante era a curiosidade, que o levou a ocupar-se de tudo, estudando, pesquisando e experimentando. Astrônomo, arquiteto, anatomista, botânico, hidráulico, físico, músico, matemático e, naturalmente, pintor. Os seus quadros são uma série inacreditável de obras-primas, e também um extraordinário estudo de técnicas novas. Ele desenha sem nunca parar, reproduzindo, em qualquer segundo, com precisão, a observação do cotidiano. Este singular poder de síntese, unificando a ciência, arte e tecnologia, é o tema deste pequeno livro, que busca explicar a complexidade de um personagem considerado o símbolo do renascimento.

ILHA DA MAGIA

“Ilha da Magia” não é só uma lenda que dá uma mitologia à Florianópolis, é um breve e muito simples conto dedicado às crenças, onde elas podem encontrar algumas mensagens morais de grande importância.
O amor ao próximo; o respeito de ordem social; e o amor puro, imenso e sem fim, que pode na sua persistente fé, fazer magia.

©2021 Franco Gentili. Todos os direitos reservados.