Mostra de Instrumentos Medievais de Tortura

Desde os anos 1990, como pacifista e extremo defensor dos direitos humanos, Franco Gentili segue uma luta contra a tortura no mundo. A fim de atingir a sensibilidade das pessoas contra a violência, trouxe a Mostra de Instrumentos de Tortura da Idade Média. Com ela, percorreu dezenas de países da Europa superando 2 milhões de visitantes. Passou pela América Latina, inclusive vários estados brasileiros durante os anos 90 e início dos 2000, recebendo mais de 1 milhão de visitantes.

A partir de 2021, seu acervo com mais de 35 instrumentos de tortura originais volta a ser exposto de uma forma renovada e contextualizada com a realidade da sociedade atual. Através dessa ação de cultura emocional, a mostra almeja levar todos os visitantes a rejeitar e condenar todas as formas de sofrimento e abuso do homem, colaborando assim com o fortalecimento da luta pelo fim de todos os tipos de tortura ainda existentes em nossa sociedade.

Dentre os inúmeros temas explorados, destacamos:

– A luta das mulheres perseguidas, torturadas e executadas como “bruxas” pela igreja e pelo estado;

– A Inquisição e o uso da tortura pela Igreja;

– A luta de iluministas pelo fim da tortura;

– A tortura relacionada a escravidão no Brasil.

Além dos supracitados, a mostra explora fortemente as diferentes faces da tortura, contextualizando temas atuais como racismo, homofobia, violência policial, violência doméstica, miséria, fome, e outros tipos de tratamento humilhante e degradante amplamente presentes em nosso meio.

Quer levar esse evento para sua cidade? Entre em contato.

Contato:

contato.francogentili@gmail.com

48-99679-4600

©2021 Franco Gentili. Todos os direitos reservados.